Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura.
Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.
Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado.
Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.
Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura.
Ele fez dois querubins de ouro batido,
um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa.
Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.
Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura.
Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela.
Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso.
Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés.
Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa.
Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro.
Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.
Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele.
Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro.
Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.
Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços.
Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido.
Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro.
Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.
Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar.
Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar.
Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar.
Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.
Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.