Romanos 3

01
Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
02
Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.
03
E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus?
04
De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.
05
Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura, será Deus injusto por aplicar a sua ira? (Falo como homem.)
06
Certo que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo?
07
E, se por causa da minha mentira, fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador?
08
E por que não dizemos, como alguns, caluniosamente, afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
09
Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;
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como está escrito: Não há justo, nem um sequer,
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não há quem entenda, não há quem busque a Deus;
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todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
13
A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios,
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a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura;
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são os seus pés velozes para derramar sangue,
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nos seus caminhos, há destruição e miséria;
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desconheceram o caminho da paz.
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Não há temor de Deus diante de seus olhos.
19
Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus,
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visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
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Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas;
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justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção,
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pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
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sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
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a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
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tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
27
Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.
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Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei.
29
É, porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios,
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visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso.
31
Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.

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